O processo de treinamento tem como objetivo impulsionar a eficiência, aumentar a produtividade, elevar os níveis de qualidade, promover a segurança no trabalho e otimizar as atividades operacionais, principalmente. Geralmente, os resultados de um treinamento são obtidos em curto prazo e são satisfatórios. E podem perdurar se houver um acompanhamento contínuo das aplicações dos conhecimentos, dos treinamentos, nas rotinas das corporações.
As principais vantagens observadas com treinamentos são:
O treinamento e desenvolvimento nas empresas pode ser aplicado para qualquer nível hierárquico. Desta forma cria-se um equilíbrio entre estratégia e operação, trazendo resultados cada vez melhores para a empresa. E isso gera benefícios como:
O ideal é que os treinamentos sejam um processo contínuo e bem definido nas empresas desde a contratação do colaborador. Para necessidades e objetivos diferentes, existem tipos diferentes de treinamentos e formas de aplicá-los:
Para que o processo de treinamento tenha sucesso é preciso contar com profissionais especializados, que dominem os assuntos ou técnicas a serem ministrados. Que saibam adaptar o conteúdo a realidade da empresa e ao público que será treinado, para que haja adesão ao que será ensinado. As empresas podem ter equipes próprias de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) ou contratar empresas de consultorias de T&D que atuam em diversas áreas. Das comportamentais às técnicas, administrativas, financeiras e etc. Os programas de treinamento são o complemento perfeito para processos seletivos bem feitos ou a melhor forma de buscar ajustar possíveis erros de contratação e evitar prejuízos maiores.
Ao contrário do que se pensa ou pratica, são nos momentos de crise, que investir em treinamentos e preparar a equipe torna-se mais necessário e vital para as empresas. Mesmo que colocar a equipe em treinamentos pareça ser perda de tempo ou produtividade, pense nisso como: “Amolar o machado”, ou seja, não adianta continuar cortando e cortando, se o machado demora muito a concluir seu trabalho. Parar e amolá-lo pode ser, na verdade, a forma de agilizar o trabalho e aumentar a produtividade com segurança.
É possível encontrar dados sobre os investimentos em T&D no Brasil no blog: http://blog.integracao.com.br/blog–pesquisa-o-panorama-do-treinamento-no-brasil-2017—2018. E observa-se que desde 2016, no auge da crise econômica do país, os investimentos em treinamentos só têm aumentado, ainda assim, os nossos são muito inferiores aos investimentos feitos nos EUA. Tanto em valores quanto em horas de treinamento por colaborador
Uma seleção de contratação bem feita, aliada a testes comportamentais e treinamentos que possam aprimorar as habilidades do colaborador, alocando-o de forma estratégica e precisa nas funções corretas, pode trazer ganhos mensuráveis a curto e médio prazo. Basta que o investimento em T&D seja bem planejado como em qualquer outra área da empresa. E qualquer uma e de qualquer tamanho pode se beneficiar das inúmeras vantagens que os treinamentos podem trazer para os negócios.
Este artigo faz sentido pra você, para a necessidade e realidade do seu negócio?
Patrícia Sousa – Supervisora de Vendas e Serviços – Novo Marketing