Em nenhum momento da economia é comum vermos empresários investirem em treinamento, mesmo em tempo de crise. Por meio de corte de gastos, deixam para trás a oportunidade de gerar funcionários empreendedores.
Toda empresa é orgânica, tem vida própria, pois suas células são pessoas que também são orgânicas. Por este motivo as empresas precisam de treinamentos constantes, isso aprendi no decorrer de minha vida de vendedor e de consultor.
Sou professor de pós-graduação em módulos de Liderança e Gestão de Pessoas. Trabalho como consultor há mais de 15 anos. Sou vendedor desde os 13 anos de idade e apaixonado por treinamentos, até mesmo de conteúdos já vistos. Acredito muito no poder que treinamentos podem fazer em uma empresa.
Aos 19 anos trabalhava em uma multinacional, lá tínhamos treinamentos de venda e de comportamento todo mês. Me ajudou muito em potencializar minhas vendas e empoderar minhas ações.
Em empresas grandes os treinamentos são constantes, diferentes das pequenas e médias empresas, que têm dificuldade de investir em treinamentos diversos, principalmente no comercial, que é a fornalha que faz a máquina funcionar.
Os treinamentos não só trazem uma vida nova para a empresa, mas também novidades. Ajudando a descobrir talentos de funcionários que antes não se sabia. Funcionários empreendedores que aproveitam os treinamentos para:
Não é do dia para a noite que descobrimos estes talentos nos funcionários, sem esquecer que após descobrir o talento é preciso aperfeiçoar e habituar estes funcionários ao novo hábito. Por meio destas ações, transformamos simples funcionários em funcionários empreendedores.
Por meio de treinamentos os hábitos passam a ser constantes, fazem com que eles se descubram como “Funcionário Empreendedor”, inovando sempre.
No período que tive como consultor de gestão no atendimento, percebi como o treinamento dá vida à empresa. Os funcionários ficam em alerta, animados e motivados. Por este e outros motivos, convido a todos os empresários a começar o hábito de treinar suas equipes, formando, transformando vidas e criando oportunidades.
Escrito por Rodrigo Nunes
Prof. Universitário e Consultor Comercial da Novo Marketing.