Você procura resultados por talento ou competência? Em tempos de muita competitividade no mercado e em busca, cada vez mais, por resultados, quais são os talentos necessários para encantar o cliente? Quais as competências necessárias para desenvolver um bom trabalho em vendas?
POR MAIS QUE SEJAM ESSENCIAIS PARA LIDAR COM PÚBLICO E SE DAR BEM NO TRABALHO, SÃO DUAS COISAS DIFERENTES.
Enquanto o TALENTO é aquela habilidade ou comportamento nato, que se expressam com prazer e facilidade natural. Já a COMPETÊNCIA é o comportamento ou a habilidade aprendida, desenvolvida.
Por exemplo: uma pessoa que tem o TALENTO para cantar, naturalmente irá fazer isso, sem esforço, sem sofrimento e com muita facilidade. Aquele que não nasceu com esse talento e queira desenvolver terá que desenvolver a sua COMPETÊNCIA. Precisará fazer mais aulas, treinar mais, se dedicar mais para conseguir cantar com qualidade, porém, a dedicação poderá levá-lo a excelência, de acordo com a sua vontade e persistência.
Pois bem, a meu ver, ambos dão resultados se houver uma ATITUDE favorável.
A essa atitude favorável dou o nome especial de VONTADE DE FAZER ACONTECER.
Quando se tem vontade, conseguimos treinar a nossa debilidade, até transformá-la em COMPETÊNCIA.
Conheço um vendedor, que fazia serviços de free lance como animador de festas, se vestindo de palhaço e outros personagens, nunca havia vendido, porém, ao receber uma oportunidade de trabalhar como vendedor, empenhou-se em aprender as técnicas e hoje é o primeiro em vendas na empresa em que trabalha.
Ao líder, fica o papel de saber identificar o TALENTO e desenvolver a COMPETÊNCIA em cada um do seu time e esse trabalho começa na contratação. O processo de Recrutamento e Seleção precisa ser pensado, a fim de contratar a pessoa certa para o lugar certo e não apenas para preencher uma vaga urgente que está no momento sem ninguém para ocupá-la. Contratar a pessoa errada (sem o perfil adequado para aquela vaga), é ter a certeza de trabalho dobrado, ou até mesmo substituição a curto prazo, o que traz a empresa grandes prejuízos financeiros.
Comece identificando o talento do seu colaborador e dando oportunidade para que ele o use no seu dia a dia de trabalho. Percebeu que o cargo exige algumas COMPETÊNCIAS que o seu colaborador não tem? É sua hora de capacitá-lo ou realocá-lo em outra função.
É impossível dar bons resultados se ele não tem a competência para determinada função.
Quer um time de excelência? Capacite, dê feedback, persista em treinar no local de trabalho (on the job), aja de imediato. Não espere o contrato de experiência acabar para dizer ao colaborador que ele não está apto a ser contratado, não aguarde o mês acabar para contar que seus resultados não foram bons. Corrija o percurso, seja analítico e “afie seu machado”: leia, estude, participe de workshops, cursos e acima de tudo, seja o primeiro a acompanhar os resultados da sua equipe, afinal de contas, os resultados deles, são os seus!
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Escrito por Flaviane Marques, Graduada em Recursos Humanos, Coach e Consultora de Projetos da Novo Marketing.
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