A matéria publicada pela Revista Exame, escrita pelo membro da Academia Brasileira de Marketing, Marcelo Cherto, apresenta 4 tipos de vendedores, que tipo de vendedor você tem na sua equipe?
Saber identificá-los para desenvolver cada um vai ajudar a melhorar a sua área comercial. Aqui está cada um deles:
O tipo “O AMIGÃO”:
- é o vendedor caloroso, sedutor e está sempre tentando se conectar emocionalmente com cada cliente. Muitos do que têm esse perfil não são realmente vendedores, são tiradores de pedido. Por esse motivo só vendem se o cliente quiser mesmo comprar, já que, no geral, têm medo de ouvir um não.
O tipo “O LÓGICO“:
- tem uma abordagem totalmente racional, praticamente sem emoção. Tende a se tornar um especialista no que vende e só vende aquilo que conhece profundamente. Por isso se for lidar somente com compradores racionais, terá grande chance de sucesso.
O tipo “O CONSULTOR”:
- é uma mistura dos dois perfis anteriores. Conhece profundamente o que vende e, com perguntas formuladas corretamente, consegue compreender as necessidades do cliente, estabelecer uma relação de confiança e propor a melhor solução. De forma geral, não tem medo de ouvir não. Além disso, já sabemos que para cada sim vai ter que ouvir três, cinco ou 10 negativas e que isso faz parte da vida.
O tipo “O MANIPULADOR”:
- o que este tipo faz é quase bullying. Mente, faz pressão, pratica “empurroterapia”. Provoca no comprador medo de fazer papel de bobo e de se dar mal. Com certeza, gera resultados de curto prazo e vários problemas a longo prazo.
Agora que você conheceu os 4 tipos de vendedor, qual é o tipo que você tem na equipe? 4 tipos Agora que você conheceu os 4 tipos de vendedor, qual é o tipo que você tem na equipe?
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