Há dois meses atrás acontecia a Black Friday, uma das comemorações que mais movimenta o varejo. As vendas no varejo subiram 0,6% em novembro de 2019, e continua se estendendo após a data. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, esse resultado aconteceu pelo 7º mês positivo consecutivo no setor, com ganho acumulado de 3,3% no período, com isso empresas conseguiram fidelizar clientes durante a Black Friday
O varejo brasileiro tem procurado acompanhar as mudanças, de acordo com as atividades pesquisadas, todas essas áreas foram diretamente influenciadas pela Black Friday: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,5%). Esses dados demostram a forte influência do varejo nessa área.
Os principais motivos da alta foram as promoções da Black Friday em todo o mercado nacional. Essa relação aconteceu em decorrência dos avanços nos hábitos de consumo, as empresas estão integrando estratégias para satisfazer o consumidor final. Os varejistas devem estar atentos sobre a novas demandas, sendo elas responsáveis pelo sucesso do empreendimento.
A nova jornada de compra permitiu que os consumidores se envolvessem em uma fase extensa de consideração e avaliação antes de entrar no ciclo de fidelidade. As organizações buscam procedimentos para fidelizar os clientes, essa estratégia conduziu um atendimento de qualidade. Ou seja, empresas conseguiram fidelizar clientes durante a Black Friday e expandiram suas vendas para os meses seguintes.
Os varejistas precisam encontrar caminhos de como coexistir num ecossistema em constante transformação. Diante disso com o crescimento no varejo em 2019, é importante aproveitar essa oportunidade para ampliar seu negócio, criando uma estratégia competitiva no mercado, as empresas devem estabelece um processo contra as forças que geram rentabilidade.
As validações dos resultados a partir das estratégias estabelecidas podem ser vistas em decorrência da implementação e manutenção a curto e longo prazo. É importante que os varejistas estejam atentos as novas transformações do mercado, aproveitando tendências de vendas. Um dos motivos que levaram varejistas a impulsionar as vendas após a Black Friday foi saber fidelizar os clientes conquistados durante a data.
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