Venda benefícios e não apenas produtos. O mercado farmacêutico brasileiro ocupa a oitava posição mundial na venda de medicamentos e projeta-se que passe para a quinta posição até 2021. Segundo a Interfarma no ano de 2016 o setor de drogaria e farmácia correspondeu a mais R$ 85 bilhões, sendo que 59% dessas vendas foram destinadas ao varejo farmacêutico.
O atual cenário do mercado está cada vez mais competitivo, diante disso aperfeiçoar o atendimento contribui para destacar seu estabelecimento. Conhecendo os novos “atores” econômico é perceptível o aparecimento de novas exigências, pois os consumidores estão envolvidos cada vez mais com o mercado. como vender benefícios Pensando nessas novas demandas elaboramos 5 dicas para você destacar seu estabelecimento:
1. Ofereça atendimento personalizado
De acordo com a pesquisa “State of the Connected Customer”, foram ouvidos mais de 6.700 consumidores de 15 países (inclusive o Brasil). Os resultados demostram que cerca de 54% dos clientes estão dispostos a migrar para a concorrência se ela oferecer uma experiência melhor.
A maior demanda dos clientes que migram está relacionada ao atendimento, portanto criar uma experiência de comprar melhor torna seu empreendimento atrativo para os consumidores. A utilização de um atendimento personalizado é mais eficaz, pois possibilita a prospecção de novos atendimentos em relação aos estabelecimentos sem organização.
2. Utilize materiais visuais
Convivemos com os mais diversos materiais compostos por imagens e textos, a linguagem visual se tornou a principal ferramenta de empreendimento. Portanto, investir nesses produtos em formato digitais ou impresso vai potencializar suas vendas. A divulgação pode ser feita por meio das mídias sociais, diminuindo o custo de logística.
A produção de conteúdo informativo pode aumentar sua venda, por exemplo, informações sobre medicamentos, datas comemorativas e campanhas sociais. Elabore materiais explicando sobre essas ações e adapte para produtos e serviços oferecidos no estabelecimento.
3. Aproveite as campanhas de saúde
O debate sobre saúde tornou-se um assunto discutido em todas esferas sociais, afinal a população deve ser informada sobre esse assunto. A disseminação dessas informações há como objetivo orientar a população divulgando conhecimento para a promoção da saúde. É importante criar um calendário para não perder nenhuma data, além de desenvolver um produto acessível.
A características do conteúdo deve ser em uma linguagem simples e acessível, buscando incorporar informações pertinentes, debatendo temas relevantes.
4. Parceria com profissionais
A prática farmacêutica exige que tenha compromisso com a saúde, principalmente com profissionais área. A implantação desses especialistas pode contribuir com a melhoria do estado de saúde da comunidade. Buscando parceria com esses profissionais vai atrair mais clientes para seu estabelecimento.
Os serviços que farmácias/drogarias podem oferecer são: promoção do uso racional de medicamentos pela sociedade, verificação de pressão, aferição de glicemia, perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos, aplicação de vacinas e administração de medicamentos injetáveis e inalantes.
5. Mantenha suas mídias digitais atualizadas
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 5,9 milhões de empreendedores formais ou informais, usaram as mídias digitais para impulsionar seus negócios. Portanto, manter suas mídias digitais atualizadas podem potencializar suas vendas, além de ser um canal de divulgação sobre seu estabelecimento.
Por meio do Instagram, Facebook, Twitter e Youtube você pode divulgar ações que acontecem em sua farmácia/drogaria. Por meio do site/blog pode se realizar a produção de conteúdo, afinal ter um site completo pode impulsionar suas vendas.
Aplique as dicas
Nesse artigo você conheceu 5 dicas para otimizar seu empreendimento, utilize elas para potencializar suas vendas. Seus clientes estão esperando você se tornar referencia.
Venda benefícios e não apenas produtos