O atendimento ao cliente é um grande diferencial para o empreendimento, principalmente em relação a competitividade do mercado. Atrair consumidores na era da globalização tornou-se um desafio, principalmente em oferecer um diferencial que seja capaz de suprir demandas e expectativas. Além disso, esses clientes estão cada vez mais imensos em produtos e marcas, preços e fornecedores, diante disso estão expostos a diversos produtos.
A busca por serviços e atendimentos de qualidade transformou-se em rotina para consumidores, haja visto que existem mais opções de compras, e por isso a concorrência está maior. Os clientes buscam por inovação, apesar da qualidade do produto ainda ser um potencial para venda, porém apenas produtos não vendem, é preciso entender os consumidores e criar uma relação com eles. Logo, todos gostam de serem tratados como alguém importante, por isso eles tem interesse no atendimento que manifeste atenção e segurança.
Conhecendo os novos “atores” econômico é perceptível o aparecimento de novas exigências, pois os consumidores estão envolvidos cada vez mais com o mercado. De acordo com a pesquisa “State of the Connected Customer”, foram ouvidos mais de 6.700 consumidores de 15 países (inclusive o Brasil). Evidentemente os resultados demostram que cerca de 54% dos clientes estão dispostos a migrar para a concorrência se ela oferecer uma experiência melhor. Os dados também apontaram que 95% dos entrevistados dizem que, se confiam em uma empresa, é mais provável que sejam fiéis a ela.
O atendimento é um grande potencial para fidelizar clientes, pois quando consumidores se sentem importantes e satisfeitos eles se tornam fies. Os principais atrativos de consumidores é a confiança, além da certeza que estão lidando com pessoas capacitadas oferecem garantias. A segurança está vinculada ao modo como os consumidores se sentem em relação ao atendimento que está sendo realizado, por isso é importante que eles estejam preparados para receber esses consumidores.
O principal caminho para atender as novas exigências dos consumidores é promovendo o atendimento diferenciado, por meio de diversas estratégias. Aprenda como engajar seus colaboradores, criando um processo de atendimento para ganhar a fidelização dos seus clientes. Afinal, é importante saber se seus consumidores estão felizes, pois, isso está relacionado diretamente ao índice de satisfação.
Os consumidores estão buscando cada vez mais benefícios, ou seja, além de oferecer um atendimento personalizado é preciso gerar valor para eles. Assim sendo, clientes sentem que as empresas estavam empenhadas em vender e lucrar, muito mais do que em satisfazer seus clientes e resolver seus problemas. É importante além de oferecer um bom suporte durante a compra, o vendedor tem que satisfazer as necessidades, anseios, e desejos dos clientes.
A criação de valor para os consumidores está relacionada como o fato de ouvir o cliente, por meio dessa habilidade é possível conhecer quais são os principais motivos que levou o cliente para comprar aquele produto. A comunicação entre vendedores e compradores deve estar sempre em busca de otimizar meios para cada situação e assim poder se comunicar bem com consumidores.
Por isso, é importante que se tenha estratégias e planejamentos para melhorar e otimizar o atendimento aos clientes, principalmente criando um ambiente saudável de venda. Apesar da relação entre vendedores e consumidores na era da globalização ser desafio, é importante oferecer um diferencial que seja capaz de suprir demandas e expectativas deles. O ponta pé inicial é aprendendo a como trabalhar a equipe de venda.