Diante de tantas mudanças que vivenciamos diariamente torna-se cada mais importante nos conhecermos melhor para nos fortalecer, crescer e florescer. É necessário olhar para dentro de nós, descobrir o que nos MOVE, em que momento da vida eu consegui fazer algo que me desprendesse de tudo e como posso voltar a este momento em meu PENSAMENTO e SENTIR de novo o bem estar que me envolveu na ocasião para me COMPORTAR novamente como aquele momento gerando em mim transformações positivas.
É muito comum em nosso dia-a-dia esperar que a felicidade venha dos outros ou dos cenários que estamos vivendo e por isso estamos sempre vazios e sem motivação. Em estudos feitos na Psicologia Positiva, por Martin Seligman, ele apresenta uma compreensão diferente sobre a felicidade e o bem-estar e que isto pode ser produzido por nós, quando descobrimos o que há de melhor em nós e percebemos maneiras específicas de usar nossas forças pessoais. Na psicologia positiva, busca-se cultivar relacionamentos e criar sentido, usando a gratidão e resposta ativa e construtiva, criando oportunidades para o engajamento, emoções positivas, definição de metas e transformando empregos em chamados.
É transformador olhar para o futuro e perceber que você pode fazer diferente e ser responsável pelo seu florescimento. Esse florescimento está relacionado a aumentar as suas emoções positivas, engajamento, sentido, relacionamentos positivos e realização. É necessário olhar para dentro e enxergar o que temos e como estamos usando tudo o que temos para produzir o que queremos.
O profissional que se responsabiliza por sua felicidade diária produz resultados que o realiza e o faz viver o FLOW – “(…) as pessoas estão mais felizes quando estão num estado de Flow – um estado de concentração ou completa absorção na atividade em execução e na situação vivida.” – Mihaly Csikszentmihalyi.
Convido todos a experenciar este “Momento de Experiência Máxima – quando sentimos que temos controle de nossas ações, somos donos de nosso destino, o que dá uma sensação profunda de prazer e satisfação.” – Rhandy Di Stéfano.
Escrito por Lígia Lionel, graduada em Ciências Contábeis e especialista em Gestão Empresarial, Coach e Consultora Organizacional e parceira da Novo Marketing.