Todo empreendedor sonha em ter seu negócio como referência em seu segmento, ter mais clientes e ter uma grande e fiel carteira de clientes. Será que é possível realizar esse sonho? Alcançar a satisfação dos seus clientes? Como atrair mais clientes sem gastar muito com o marketing? Como seu cliente enxerga seu negócio? O que você está passando é o que ele está enxergando?
O cliente precisa enxergar valor, então vamos um pouco mais além de um simples discurso orientado a satisfação do cliente e vamos proporcionar um atendimento de qualidade ao cliente? Você precisa conhecer as necessidades de seus clientes, proporcionar a eles um atendimento diferenciado e dessa maneira surpreendê-los.
Invista em seus colaboradores, entenda suas necessidades e expectativas como seus clientes, para que se sinta parte do negócio. Capacite-os, dê as informações necessárias, afim de facilitar seu dia a dia, eles se sentirão valorizados e respeitados, comprometidos, criando assim um ambiente mais estável e feliz. Funcionário feliz, engajado e motivado aumenta a produtividade. Como Richard Branson disse: “Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão de seus clientes”.
Estude sempre o perfil do seu cliente potencial. Temos que proporcionar mais que um atendimento de qualidade, uma experiência diferenciada a ele! Mas para isso você precisa conhecê-los, entender o que eles buscam, para se antecipar, as suas necessidades e desejos. Afim de proporcionar a eles uma experiência diferenciada a modo de encantá-los, essa é a melhor forma de fidelizá-los.
Tenha colaboradores engajados que entendam os diferenciais da empresa e dos produtos que vende. Tanto você quantos eles precisam estar alinhados para conversar com os clientes e perceber o que buscam em particular. Para despertar o interesse do público você precisa ser diferente e inovador, fazendo com que eles te procurem sempre. Portanto, é preciso propor um diferencial, e se tornar único a proporcionar tal experiência.
Proporcione experiências inesquecíveis para que pessoas sejam apaixonadas pelo seu negócio. Que voltem sempre em busca dessa experiência. E para conquistá-los, é necessário superar sua expectativa com atendimento diferenciado e personalizado. Por exemplo, presenteando em seu aniversário com uma lembrancinha bem simples, mas simbólica. Esses clientes serão seu cartão de visita e mais, a sua maior e melhor forma de divulgação. Faça seu cliente falar de você!
Como todo relacionamento saudável, a confiança é a base. Para conquistar a confiança do cliente é preciso estar atento para identificar problemas e resolvê-los rapidamente, converse com seu cliente sempre de forma atenciosa e com muito cuidado para que ele perceba que suas necessidades serão atendidas. Esqueça os termos técnicos e se comunique de forma clara, colocando todo seu foco na qualidade do seu atendimento. Seja imediatista, mas atenda com qualidade, seu cliente sempre terá pressa, não o deixe esperar. Assim você terá relacionamentos a longo prazo e conquistará uma boa reputação no mercado. E lembre-se: trate cada cliente como se ele fosse único, porque ele é mesmo!
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Escrito por Marcilene Magalhães, Formada em Gestão Comercial e Consultora de Projetos da Novo Marketing.