O cliente oculto, além de aproveitar diversos benefícios por frequentar lugares de qualidade, também contribui para a melhoria do atendimento nas empresas. Mostrando a real situação do estabelecimento para o proprietário que quer e precisa de ter a sua disposição um modelo diferente e inteligente de gestão. Dessa forma, o cliente oculto se torna importante para o treinamento prático dos colaboradores, já que através dos feedbacks dessas avaliações, a qualidade dos serviços, produtos e principalmente do atendimento podem ser melhorados constantemente pela empresa. Sendo assim, o desenvolvimento da empresa acaba sendo notório tanto para o cliente quanto para os gestores que contratam esse tipo de serviço.
Outro fator de grande relevância, é que o cliente oculto permite que os pontos negativos e positivos do atendimento do estabelecimento sejam levantados e analisados, fazendo assim com que a equipe tenha consciência dos pontos que devem ser objeto de melhoria ou não.
Em depoimentos, alguns clientes ocultos relatam como é a experiência de ser cliente oculto e qual importância eles veem:
“A oportunidade de conhecer ótimos locais, dos quais alguns virei cliente. E é também um aprendizado na arte da observação em atendimento de qualquer lugar que frequento. (…) Ser um cliente oculto é uma satisfação.’’
– Cliente oculto Wesley Aragão
“Ser cliente oculta exige visão crítica, descrição, pontualidade e desenvolvimento de uma sensibilidade para lidar com contextos e situações diferentes. Desde 2014 atuo na área e percebo mudanças positivas nos processos de trabalho e organização de diversas empresas.”
– Cliente oculto Hayssa Moraes
A variedade de estabelecimentos que um cliente oculto pode avaliar vai desde restaurantes de alta gastronomia, fast foods, hamburguerias, lojas de materiais de construção, de roupas e sapatos a pet shops. Nesses lugares você poderá, ou não, encontrar um ótimo atendimento e caso não encontre, será a sua avaliação, e principalmente, a sua percepção que irão ajudar na melhoria do atendimento.
Nas palavras do nosso cliente oculto Anderson Correa, é possível perceber que ser cliente oculto vai muito além de degustar comida de qualidade, as avaliações e as experiências obtidas se tornam um crescimento pessoal:
“Não é só degustar a comida e sim, estar atento ao atendimento, ao padrão de qualidade. Quando ia a algum restaurante não prestava atenção, agora quando tenho a oportunidade de ir como cliente comum eu percebo algumas falhas de atendimento. Sem um padrão correto a ser seguido. Isso nos faz aprender a ter mais atenção a detalhes, sem contar que também temos a oportunidade de conhecer os melhores restaurantes de São Paulo.”.
– Anderson Correa
Veja também nas palavras do cliente oculto Daniel Lourenço, as vantagens de ser um cliente oculto: “Acredito que o benefício de ser um cliente oculto é conhecer novos lugares, novos serviços e ainda assim, avaliar o local fornecendo a minha opinião, que vejo como de extrema importância para melhorar os serviços prestados”.
Alguns clientes até descobrem novas empresas e acabam se tornando clientes fiéis: “O mais legal de ser cliente oculto são as surpresas, principalmente de você se tornar um cliente verdadeiro de determinado local. Aconteceu isso comigo em uma farmácia de manipulação. Agora sempre que preciso vou nela e percebo a cada atendimento a melhoria dos funcionários” – Cliente oculta Tabatha Etienne.
Além de tudo isso, existem clientes ocultos que veem benefícios ainda maiores, como descobrir uma área de talento para exercerem novas funções e se descobrir profissionalmente. Veja o que o Deivide Medeiros nos contou sobre os principais benefícios pra ele: “O fato de poder contribuir com a melhoria do atendimento dos estabelecimentos, oportunidade de conhecer lugares que jamais pensei que existiam, sem contar que hoje a minha profissão é 100% voltada para área comercial. Eu prezo muito o atendimento e dessa forma ser um cliente oculto acaba contribuindo até na minha vida profissional”.
Quando se pensa em cliente oculto, o que vem a sua cabeça? Um técnico especialista enviado aos estabelecimentos para avaliar o atendimento e a qualidade dos produtos?
E se eu te disser que você também pode ser um cliente oculto? Parece complicado, não é? Mas a boa notícia é que eu te afirmo com toda certeza que é mais simples do que pensa, você pode ser um cliente oculto!
Não é exigido classe social, sexo, idade ou perfil determinado. Qualquer um pode se tornar um cliente oculto, bastando ser maior de 18 anos e fazer o seu cadastro em um site específico. O cadastro é rápido e simples, como diz alguns de nossos clientes ocultos ao serem questionados se tiveram alguma dificuldade em se cadastrar:
“Fazer meu cadastro foi muito simples e fácil. Não tive nenhuma dificuldade, pois o site é limpo e claro.”
– Milana Mesquita.
Como é possível perceber, basta você entrar no nosso site, se cadastrar e logo será chamado para receber mais informações e ser encaminhado para as avaliações disponíveis que se encaixam em seu perfil. Ter acesso a essas avaliações é ainda mais fácil. Há sempre uma pessoa responsável por cada região, que entrará em contato com você e te mostrará as avaliações disponíveis. Informações como endereço, data e horário de cada avaliação disponível serão informados para que você verifique sua disponibilidade e interesse em fazê-las, ou seja, não é algo obrigatório. Você não precisa aceitar e fazer todas as avaliações que te forem apresentadas. Os horários e datas são diversos, então depois de ser previamente combinado junto à responsável, você pode optar por avaliações em horários e datas que se encaixam dentro da sua rotina.
As avaliações de cliente oculto são parcerias realizadas entre a empresa e o interessado, não sendo assim um emprego fixo. Dessa forma, qualquer um (incluindo aqueles que já têm um trabalho fixo) poderão fazer as avaliações de acordo com sua disponibilidade e interesse! ‘’Acredito que qualquer um pode ser avaliador, desde que tenha afinidade com detalhes e cumprimento de prazos. Já indiquei muitos amigos que hoje contribuem e gostam.’’ – Cliente oculto Guilherme Augusto.
Outro ponto relevante das facilidades em ser um cliente oculto é a constante variedade de empresas que você fará avaliações. Isso acontece, pois você não repetirá nenhuma empresa, sempre estará visitando lugares novos, tendo assim novas experiências.
Quanto ao pagamento, a maioria das avaliações são pagas em consumo de produtos ou serviços das empresas avaliadas e outras são pagas em “cachê” que varia de acordo com a complexidade da avaliação.
Venha fazer parte dessa equipe agora mesmo, venha ser um de nossos clientes ocultos e contribuir com o desenvolvimento de muitas empresas pelo Brasil. ‘’Se você for pontual, transparente, detalhista e fiel em seus relatórios, você pode ser um cliente oculto.’’ – Cliente oculta Pamela Kellen.