VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE PREÇO E VALOR?
Você saberia responder essa questão? Pois é… Muita gente crê que seja a mesma coisa, mas será que tem diferença? Então continue a leitura pois irei explicar melhor.
O valor de um bem varia de pessoa para pessoa, pois, depende do grau de necessidade, satisfação e utilidade para cada um.
Como por exemplo: você é mulher e quer muito comprar um par de sapatos novos pois tem um casamento da sua irmã no final de semana e será a madrinha. O esposo não entende essa necessidade e acha totalmente desnecessária essa compra, acreditando ser apenas um capricho. Da mesma forma, o esposo quer pagar R$ 500,00 em um ingresso de uma partida de futebol e você pensa, pensando como é possível pagar tão caro para assistir um monte de homens correndo atrás de uma bola. Ou seja, o que é importante para um, pode não ser importante para o outro, no valor avaliamos o sentimento de “valer a pena”, de ter “vantagem”. O lado emocional conta muito!
Podemos dizer então, que preço é a expressão quantitativa do valor de um bem ou serviço, onde um determinado produto poderá ser de grande utilidade para algumas pessoas enquanto, para outras não terá utilidade nenhuma. O preço se refere a etiqueta. Aqui é o lado racional!
Portanto…
“Preço é o que se paga por um produto e valor é o que o consumidor leva para casa.”
Será realizando uma boa sondagem, conversando com o cliente, que poderemos entender a necessidade desse cliente. E qual a importância emocional ou racional daquele produto ou serviço para ele naquele momento. Cada cliente é único e precisamos tratar o cliente como indivíduo e não como mais um cliente.
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Escrito por Chaiene Oliveira, graduada em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Gestão de Projetos e consultora de projetos da Novo | De olho no atendimento.